quinta-feira, 15 de maio de 2008

Ética Jornalística

É verdade que a imprensa brasileira já venceu diversas barreiras contra a censura, como durante a época da ditadura militar. Aquele momento de repressões e lutas colaborou para o avanço democrático brasileiro. Entretanto, uma nova questão foi levantada nos meios de comunicação: a ética jornalística.

Devido a corrida pelo sucesso e a busca por uma "matéria de primeira" muitos jornalistas rompem com a ética. Tais fatores remetem a um tipo de pensamento: "Até onde deve-se ir para conseguir uma boa matéria?".

O jornalista pode/deve publicar textos mesmos sabendo que pessoas podem ser prejudicadas?

Se suas fontes são verdadeiras, por que não publicar? O jornalista tem o compromisso com a verdade e a informação. Não estávamos lutando pela liberdade de imprensa anos atrás? As pessoas que demonstram temer a difamação de sua imagem são aquelas que estão envolvidas diretamente com os problemas apontados nas reportagens. Se o indivíduo tem provas de sua inocência diante dos fatos publicados, não tem motivos para temer o prejuízo de sua imagem.

A ética não é corrompida, quando o compromisso do jornalista é apenas profissional. Mas entender que seu poder de relato pode influenciar opiniões e a vida pública da sociedade é primordial para saber como transmitir seus fatos.

Um comentário:

Olimpio Cruz Neto disse...

Tô gostando de ver. Mãos à obra, Daniel.